Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

Postado em 09/04/2018

Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

O sonho tem uma função simples na vida que é a dar o impulso para seguir adiante. E qual é a criança que não sonha em se tornar um ou outro profissional, ou vislumbra o futuro como a pessoa que vai mudar o mundo? Saudável, o sonho deve ser nutrido e guiado pelos pais, como explica a psicóloga Maria Cristina Urrutigaray.

O papel dos pais é ajudar a trilhar formas com que a criança consiga atingir o que deseja. E ser rígido demais, achando que o filho precisa ter "o pé no chão", não favorece: "Quando os pais são muito rígidos e eles acham que só eles têm a razão, eles estão tirando o direito do filho de crescer emocionalmente, de lutarem pelos seus desejos e anseios, inclusive de se manifestarem", reforça a psicóloga. 

Outras Notícias

 

Leitura melhora as habilidades cerebrais, apontam pesquisas
Postado em 26/05/2018

Nesta semana, foi comemorado o Dia Nacional da Leitura, instituído pela Lei nº 11.899 e que tem como objetivo estimular esse hábito no País. Além de aumentar o conhecimento e transportar os leitores para outras épocas e mundos, ler um ...
leia mais »

Os benefícios das férias para as crianças e para os pais
Postado em 15/05/2018

É um tempo privilegiado para a família, onde mais facilmente se coadunam horários e disponibilidades para o fortalecimento de laços familiares, e para fazer as coisas que durante o ano vão ficando de lado por falta de disponibilidade.

As férias ...
leia mais »

O que fazer com os filhos nas férias?
Postado em 08/05/2018

Ele pode continuar aprendendo longe da escola e, o que é mais importante, estreitar laços afetivos que ficam um pouco esquecidos na correria do período letivo.

As férias se aproximam e os pais já começam a se desesperar: o que fazer com tanto te...
leia mais »